Goiás – Projeto contempla mais de 150 pessoas com letramento gratuito em Aparecida

Iniciativa lançada nesta quinta é uma parceria do Gabinete de Políticas Sociais, Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social que ensina jovens, adultos e idosos a ler e escrever 

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou nesta quinta-feira, 2 de maio, o projeto Alfabetização e Família. O programa já conta com mais de 150 inscritos em toda a cidade e oferece letramento gratuito para a população com mais de 15 anos.

O programa é uma parceria entre a Semas de Aparecida, o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Secretaria de Educação (Seduc), que fica responsável por disponibilizar as salas de aula e os professores de cada núcleo. Ao final das aulas cada aluno receberá um certificado pela participação e alfabetização.  

“A gente fica muito feliz quando conseguimos trazer projetos como este para Aparecida. Ninguém tira o conhecimento que essas pessoas, em sua maioria idosos, vão adquirir durante todo o programa. Aparecida só tem a agradecer à primeira dama Gracinha Caiado pela idealização deste programa”, afirmou a secretária de assistência social de Aparecida, Sulnara Santana. 

Foto: Ênio Medeiros.

O Prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, ressaltou a importância das parcerias entre a cidade e o governo do estado. “A nossa parceria com o governo traz resultados e melhora a vida das pessoas em todos os aspectos. A educação é um bem valioso que agora alcança quem antes não teve a chance de estudar”, ressaltou o gestor.

Os 150 alunos são admitidos pelos Centros de Referência e Assistência Social são encaminhados para um dos 15 núcleos de ensino espalhados pela cidade. As aulas são ministradas por professores da rede estadual de educação com encontros realizados de duas a três vezes na semana. 

A coordenadora do projeto Maria Auxiliadora aponta que o letramento atinge todos integrantes da família. “Esse é um dos maiores legados que se pode deixar para as famílias, a educação da autonomia para os idosos que vão poder ler um livro, sair de ônibus com mais segurança e outras atividades. Parabéns a Sulnara e ao Prefeito Vilmar pela sensibilidade de investir cada vez mais na educação da nossa cidade”, afirmou.

A aluna Neury de Fatima Gomes tem 66 anos e conta que aprender a ler e escrever é a realização de um sonho. “Quando a gente era criança não teve essa oportunidade, então isso é um sonho realizado. Eu agradeço muito por esse projeto e eu acredito que até o final do ano conseguirei ler e escrever”, comemorou. 

Presentes

Participaram do lançamento os vereadores Amendoim, Erivelton Contador e Arnaldo Leite; as secretárias Bruna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle), Valéria Pettersen (Meio Ambiente), Pollyana Borges (Governo) e Idelma Oliveira (Educação).