No Dia D, em 28 de setembro, Secretaria de Saúde vacinou mais de 16,4 mil animais em 132 postos espalhados por toda a cidade
A Campanha de Vacinação Antirrábica 2024, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua até novembro. A imunização domiciliar, destinada a quem tem cinco ou mais desses pets na mesma propriedade, segue sendo feita pelas equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses. Para agendar o atendimento, os tutores devem entrar em contato pelos números (62) 3545-5921 ou (62) 3545-5922 e solicitar a aplicação da vacina contra a raiva em casa com segurança e comodidade.
Além desse atendimento domiciliar, os tutores também podem levar diretamente seus cães e gatos para serem imunizados na Unidade de Zoonoses, independentemente da quantidade de animais. Localizada na Rua Reno, esquina com a Rua Rodeio, Qd. 54, Setor Pontal Sul II, a Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Balanço do Dia D
Na ampla mobilização do Dia D, no último dia 28 de setembro, foram imunizados, num único dia, 16.433 pets (14.812 cães e 1.621 gatos) em 132 postos de vacinação espalhados por toda a cidade em unidades de saúde, escolas, praças e outros estabelecimentos públicos. Em toda a campanha, a SMS pretende vacinar mais de 71 mil cães e gatos.
Responsabilidade e cuidado
O secretário de Saúde, Bruno Hernandez, reforça a convocação aos tutores para protegerem seus bichos e a sociedade: “Vacinar cães e gatos contra a raiva é uma demonstração de carinho e cuidado com os bichos e de responsabilidade social com a comunidade. As vacinas são seguras, nossas equipes são qualificadas e precisamos da participação de todas as pessoas que têm esses pets. Colaborem para o bem-estar de todos.”
Nesse sentido, a superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Camargo, aponta que a raiva ainda representa um risco em regiões com baixa cobertura vacinal, daí a necessidade de atenção: “Aproveitem para proteger seus bichos. Não percam tempo. Em Aparecida, buscamos adotar ações planejadas e prevenir doenças sempre que possível, como no caso da raiva. Cães e gatos contaminados podem morrer em até uma semana, além de representarem um risco para outros animais e para as pessoas”, enfatiza.
Vacina essencial
A raiva é uma doença viral grave, que afeta mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. A infecção ocorre por meio da mordida ou arranhão de animais infectados. Nos bichos, os principais sintomas incluem agressividade, salivação excessiva, paralisia e alterações de comportamento. Em humanos, a doença é quase sempre fatal. A vacinação é a única forma eficaz de prevenção, tanto para os pets quanto para evitar a transmissão da doença para as pessoas.
Que animais podem ser vacinados?
O veterinário da equipe da Zoonoses, João Eduardo Nicaretta, explica que devem ser vacinados anualmente os cães e gatos com mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. Segundo ele, a vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Por isso, no ato da vacinação, os profissionais avaliam os riscos para cada caso e orientam os tutores. “Muitas pessoas estão conscientes buscando proteger seus pets. Temos atendido pedidos de vacinação todos os dias”, relata João.