Com aula teórica e dinâmica interativa, o treinamento visa reforçar a segurança do paciente _
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), realizou nos dias 26 e 27 de setembro, capacitação sobre “Prevenção de Quedas”, voltada aos colaboradores, reforçando a importância da cultura de segurança do paciente. A ação, conduzida pela enfermeira Lilian Fernandes, ocorreu nos períodos vespertino e noturno, e teve como objetivo conscientizar os profissionais de saúde sobre a prevenção de quedas, uma das metas internacionais de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parte do Protocolo de Segurança do Paciente no Brasil.
Durante a capacitação, realizada para oito turmas, no total de 130 pessoas, foram abordados diversos aspectos sobre o tema, como o conceito de queda, que é definido como qualquer evento em que o paciente seja encontrado no chão ou precise de amparo durante o deslocamento, mesmo que não chegue a cair. Lilian destacou que pacientes hospitalizados estão mais vulneráveis a quedas devido a fatores como instabilidade por doenças e a adaptação a um ambiente desconhecido.
A capacitação também tratou dos fatores de risco que contribuem para quedas, tanto os vinculados ao próprio paciente (idade avançada, histórico de quedas, uso de medicamentos, dificuldades de mobilidade) quanto os ambientais e organizacionais (estruturas físicas inadequadas, falta de equipamentos de apoio, entre outros). Além disso, foram discutidos os diferentes tipos de quedas, métodos de avaliação do risco de queda e as estratégias gerais e específicas para a prevenção, incluindo o uso de tecnologias de monitoramento e a importância da comunicação efetiva entre a equipe multiprofissional.
A profissional destacou e reforçou a necessidade da notificação de quedas. “A notificação é fundamental para monitorar incidentes e aprimorar continuamente as medidas de prevenção”, enfatizou Lilian.
Ao final da capacitação, os colaboradores participaram de uma dinâmica interativa que permitiu revisar e testar seus conhecimentos sobre o tema, promovendo uma maior conscientização e engajamento na prevenção de quedas. “Realizamos esse treinamento periodicamente, pois faz parte do compromisso do hospital em garantir um cuidado multiprofissional em um ambiente seguro para os pacientes”, destacou Lilian.
Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH