A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou nesta segunda-feira, 23, uma força-tarefa para remoção de lixo e entulho em três pontos da cidade. A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 20 de setembro.
A operação contou com mais de 50 trabalhadores da limpeza urbana, maquinários e caminhões caçamba. No Jardim Buriti Sereno, as equipes retiram da Avenida Princesa Izabel mais de 40 toneladas de entulho descartados na forma irregular. O serviço também foi realizado no Jardim Tropical e Setor Comendador Walmor.
O trabalho contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) por meio das coordenadorias de Fiscalização e Educação Ambiental.
“A remoção de lixo e entulho alivia os transtornos, mas a população tem o dever de cooperar com a conservação e limpeza da cidade. O descarte irregular de lixo gera prejuízos ao erário público, afeta a qualidade ambiental e a saúde das pessoas. O impacto é muito grande. Então cabe cada morador cooperar com esse trabalho e fazer a sua parte”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Rodrigues.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Amanda Costa, ressaltou que descarte irregular gera multa. “O infrator ao ser identificado é penalizado administrativamente com multa de até 5 mil e pode responder na esfera civil e criminal. Portanto, o melhor é cada ajudar a cuidar da cidade”, concluiu.
Fiscalização e denúncias
Ao flagrar o descarte irregular de lixo, entulho e outros resíduos, a população pode acionar a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) pelo telefones 3238-7217 ou via whatsapp 984591661.