Goiás – Aparecida de Goiânia destaca suas potencialidades na Ficomex 2024

Aparecida de Goiânia está marcando presença na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024). Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria de Indústria e Comércio do município apresentou as diversas potencialidades de Aparecida para investimentos, como sua localização estratégica, infraestrutura da cidade, e a posição privilegiada na rota de interconexão comercial, além das indústrias locais com vocação para o comércio exterior.

O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Felismar Martins, destacou a importância de Aparecida na Ficomex 2024, ressaltando a relevância internacional que a cidade vem conquistando. “Aparecida de Goiânia foi escolhida para estar aqui porque já tem uma vocação natural para o comércio exterior. Temos buscado, dia após dia, fortalecer essa aproximação, realizando intercâmbios e recebendo delegações internacionais. Só nos últimos dois anos, recebemos dezenas de embaixadas, incluindo México e África. Hoje, mostramos ao mundo o nosso potencial, com 11 parques industriais ativos e uma diversidade de produtos que chamam a atenção do comércio exterior,” afirmou o secretário.

Com um PIB de aproximadamente R$ 14,9 bilhões, Aparecida de Goiânia é o segundo município mais populoso do estado de Goiás, com mais de 600 mil habitantes. Considerada uma cidade de alta influência sub-regional na região Centro-Oeste, Aparecida atrai grande parte dos visitantes para a logística de transportes. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com 108 mil CNPJs ativos e mais de 120 mil empregos gerados, o município é a 35ª melhor cidade para empreender no Brasil.

A participação de Aparecida na Ficomex também foi marcada pela assinatura de um acordo de cooperação com a Câmara de Comércio México-Brasil (Camebra), que promete estreitar ainda mais os laços comerciais entre os dois países. O presidente da Associação Comercial, Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Max Coelho, ressaltou a importância deste acordo. “Essa cooperação representa um estreitamento nas relações internacionais, trazendo mais agilidade, fortalecimento e confiança no comércio bilateral. Aparecida já possui uma rede de cooperação com diversos países, como os Estados Unidos, Portugal, países árabes, e agora, com o México, fortalecemos ainda mais nossa posição como um polo industrial estratégico.”

Durante a feira, a Associação Comercial, Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) expôs oito empresas do município com forte vocação para exportação e importação. A Companhia de Desenvolvimento de Aparecida (Codap) também desempenhou um papel fundamental ao trazer as universidades locais para entregar pesquisas de mercado internacional a essas empresas, visando impulsionar ainda mais suas operações no exterior.

Manuel Azevedo, CEO da Seven Gestão e Representação, veio de Portugal para realizar networking com mais de dez empresas de Aparecida, com o objetivo de expandir as exportações para a Europa. Sobre isso, Max Coelho destacou que essa parceria com Portugal é fruto de um trabalho contínuo de cooperação mútua que já vem rendendo frutos. “Estamos construindo uma rede sólida de relacionamentos comerciais internacionais, que coloca Aparecida de Goiânia como um dos principais players no comércio exterior do Brasil Central.”

Ficomex 2024

O evento, realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e a Federação das Associações (Faciest), em parceria com o Governo de Goiás, acontece no Centro de Convenções de Goiânia e reúne empresas, setor produtivo, câmaras de comércio exterior e representantes governamentais e do terceiro setor.

A programação, que teve início na quarta-feira, 28, e segue até sexta-feira, 29, inclui debates, palestras, rodadas de negócios, workshops, entre outros encontros. O objetivo é alavancar o comércio internacional dos sete estados do Consórcio Brasil Central: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia.