Goiás – Programa da DPE-GO doa quase 3 toneladas de material reciclável em dez meses

No Mês do Meio Ambiente, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) destaca a adoção de ações visando a institucionalização de sua responsabilidade ambiental. Criado em agosto de 2021, o Programa de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, denominado Cuidar, visa a promoção de ações de preservação ambiental. Hoje (01/06), mais de 800 quilos de papéis foram triturados e doados às cooperativas parceiras, totalizando 2,925 toneladas doadas desde o início do programa. A ação socioambiental da DPE-GO gerou reconhecimento, com a conquista do Selo A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente.

“Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todas e todos. A Defensoria Pública cumpre o seu papel como instituição pública, reduzindo a produção de lixo, mas alia a essa postura de cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade social ao firmar convênio com as cooperativas de catadoras e catadores de recicláveis para a destinação desse material. O nosso material de descarte passa a ter uma destinação correta e ainda se torna ativo financeiro para as famílias que se sustentam por meio da reciclagem. É a Defensoria de Goiás assumindo uma postura socioambiental responsável e coerente com a sua missão institucional”, destaca o defensor público-geral, Domilson Rabelo da Silva Júnior.

O Cuidar é dividido em seis eixos de atuação: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis; e sensibilização e capacitação dos integrantes da Instituição. Os projetos relativos a cada uma dessas bases estão sendo desenvolvidos gradativamente.

Exemplo disso, é a gestão adequada dos resíduos gerados, que incluiu a construção de parcerias com grupos em situação de vulnerabilidade: como catadores de material reciclável. Foi assinado em 2021 termo de cooperação com três cooperativas. A DPE-GO adequou suas lixeiras para a coleta seletiva, criou espaços para descarte de papel e começou a destinação desses produtos às entidades parceiras. Na entrega realizada nesta quarta-feira (01/06), a Defensoria contou com a colaboração de uma empresa que realiza a trituração de documentos. Em seguida, esses papéis triturados foram doados à cooperativa, que revendeu diretamente para a fábrica. Com isso, além de doar os papéis para reciclagem, a DPE-GO realizou a ponte entre a cooperativa de catadores com a fábrica que compra o papel triturado.

Outra ação do Cuidar é o plantio de árvores frutíferas nas novas Unidades da Defensoria Pública, como em Aparecida de Goiânia. Além disso, os espaços de trabalho receberam plantas que proporcionam maior bem-estar às pessoas que atuam nesses ambientes. Outro ponto é a digitalização de documentos, diminuindo o uso de impressos. Somente em 2021 foram 196.469 folhas digitalizadas. O número de impressões também caiu drasticamente, reduzindo de 1,448 milhão em 2019 para 126.870 em 2021.

O programa prevê a realização de mais de 30 projetos. Em uma das iniciativas mais recentes, representantes da DPE-GO estiveram na Embaixada da Itália em Brasília para conhecer as iniciativas e projetos que garantiram a essa missão diplomática a certificação Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero Brasil. Ela foi a primeira a receber essa certificação, em razão das ações de sustentabilidade aplicadas na sede, que ocupa uma área de 25 mil metros quadrados. A visita realizada pelas representantes do Escritório de Projetos da DPE-GO visa trazer para a Instituição ações que possam ser aplicadas a nossa realidade.

O Cuidar é gerido pelo Escritório de Projetos da Diretoria-Geral de Administração e Planejamento (DGAP), sob a responsabilidade da servidora Mariana Ruas e do servidor João Abílio de Jesus.

Texto: Lívia Amaral e Sara Queiroz (Dicom/DPE-GO)

Foto: Júlio Abreu (Dicom/DPE-GO)

Cordialmente,

Diretoria de Comunicação Social
Divisão de Jornalismo e Mídias Sociais
Contato:(62) 3157-1084 ou (62) 98330-0179