Goiás – Prefeitura oferece 800 vagas para feirantes em Aparecida

São disponibilizadas 500 vagas em feiras livres e 300 em feiras especiais

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida de Goiânia, está com 800 vagas abertas para feirantes de todos os segmentos e produtos, sendo 500 em feiras livres e 300 em feiras especiais do município.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. A aquisição da licença é obrigatória e será permitida a montagem da banca nas feiras do município apenas quem estiver regularizado.

Segundo o coordenador de Feiras e Licenciamento Especial da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Cassiano Souza, as licenças serão disponibilizadas a todos que tiverem interesse em fazer feira na cidade, seja feirante já ativo em outras feiras ou não.

“Não há nenhuma exigência, apenas que tenha produtos para comercializar. Com a disponibilização das licenças, a Prefeitura dá oportunidade de a pessoa desempregada empreender, a ter uma opção de renda, a movimentar a economia na cidade”, ressaltou.

Conforme dados da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Aparecida de Goiânia possui, ao todo, 2.952 feirantes e 5.125 mil bancas ativas (há feirantes que fazem mais de uma feira). Atualmente a cidade conta com 79 feiras no total, sendo 69 livres se 10 especiais. Com base nesses dados, novas vagas foram abertas.

“Após a atualização dos cadastros no sistema da secretaria, identificamos que há espaços sobrando em praticamente todas as feiras da cidade. Por isso estamos fazendo um convite para quem quiser se cadastrar para alguma vaga”, explicou o coordenador.

O interessado deve solicitar a ficha de requerimento pessoalmente na secretaria – situada no 1º andar da Cidade Administrativa – e apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Para sanar dúvidas o telefone disponibilizado é o 3238-7210 e WhatsApp (62) 99465-3620.

Feiras livres e especiais, entenda a diferença: Feiras livres destinam-se à venda varejista de produtos alimentares, hortifrutigranjeiros, pescados, laticínios, carnes e derivados, quitandas, lanches, utensílios domésticos, brinquedos, armarinhos, bijuterias, artesanato, artigos de uso doméstico ou pessoal e outros. Nas feiras especiais são comercializadas roupas, calçados, artesanato, bijuterias, bolsas, lanches preparados na hora e outros produtos diversos.

Investimentos: Os feirantes ativos em Aparecida pagam, atualmente, uma taxa anual de R$60 por metro quadrado do ponto utilizado nas feiras. No município, as despesas de instalação das barracas das feiras livres (constituídas de equipamentos padronizados, aprovados pela Prefeitura de Aparecida) são de responsabilidade do feirante. Já para a feira especial o feirante tem a opção de alugar a barraca de uma empresa terceirizada que atende a determinada feira. A empresa faz a montagem do estande no dia da feira e cobra em torno de R$ 20 reais a cada dois metros da barraca.