Goiás – Mais 231.660 doses chegam a Goiás para novo reforço à vacinação contra Covid-19

Primeiro carregamento a desembarcar, nesta quarta-feira (28), no Aeroporto Internacional de Goiânia, foi de 159.120 imunizantes da AstraZeneca. Depois, 72.540 unidades da Comirnaty, fabricadas pelo laboratório Pfizer. Governador Ronaldo Caiado alerta para necessidade de se manter os cuidados. “A nova variante Delta tem nos surpreendido com a capacidade de atingir pessoas mais jovens e também contaminar idosos”, destaca

Mais 231.660 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram a Goiás nesta quarta-feira (28): 159.120 imunizantes da AstraZeneca serão usados para aplicação do reforço e 72.540 unidades do laboratório Pfizer serão destinadas à primeira e segunda doses da população (Foto: Hegon Corrêa e Wesley Costa)

O Governo de Goiás recebeu, nesta quarta-feira (28), dois novos lotes de vacina contra Covid-19, com total de 231.660 imunizantes. O primeiro carregamento desembarcou logo pela manhã, no Aeroporto Internacional de Goiânia, com 159.120 doses da vacina AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). À tarde, chegaram 72.540 vacinas da Comirnaty, do laboratório Pfizer. Com as unidades encaminhadas pelo Ministério da Saúde na terça-feira (27), Goiás completa 386.460 doses recebidas nesta semana.

Do aeroporto de Goiânia, a carga foi encaminhada para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, para contagem e redistribuição para os municípios goianos. As vacinas da AstraZeneca serão usadas exclusivamente para aplicação da dose de reforço. Já os imunizantes do laboratório Pfizer serão destinados à primeira e à segunda doses.

“Seja exemplo no nosso Estado, nos ajude a convencer a população. É inaceitável que Goiás ainda tenha pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose”, salientou o governador durante evento, em Goiânia, na manhã desta quarta-feira.

Caiado também alertou para a necessidade de a população manter os cuidados, especialmente com a ocorrência da variante Delta em Goiás. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) confirmou que foram identificados cinco casos, sendo quatro em moradores de Goiânia e um de Santo Antônio do Descoberto, até terça-feira. Não há registro de transmissão comunitária no Estado.

“Essa nova variante delta tem nos surpreendido com a capacidade de atingir pessoas mais jovens e também contaminar idosos”, frisou Caiado. “Não parem de usar máscara. Mantenham os protocolos”, acrescentou.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, também alertou para a importância de a população não perder o prazo para completar a imunização com o reforço. “As pessoas devem ficar atentas e voltar aos postos para receberem a segunda dose dentro da data preconizada e informada no cartão de vacinação”, ressaltou.

Campanha em Goiás
Além da remessa desta quarta-feira, no dia anterior o Ministério da Saúde enviou 154.800 doses de vacinas contra a Covid-19 para o Estado, sendo 34.600 da AstraZeneca/Covax Facility, para aplicação de segunda dose, e 120.200 da Coronavac/Butantan, para primeira e segunda doses.

Do total de imunizantes recebidos, até às 15 horas desta quarta-feira (28), Goiás aplicou 2.957.146 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.117.326 pessoas. Com o novo carregamento, Goiás atinge a marca de 5.237.350 vacinas recebidas desde o início da campanha, em janeiro de 2021.

Fonte: Secretaria de Comunicação- Governo de Goiás