Brasil – Presidente participa de formatura de sargentos da Aeronáutica

Os 281 militares da turma Parabellum foram promovidos à graduação de terceiro-sargento

Presidente participa de formatura de sargentos da Aeronáutica
São 99 mulheres e 182 homens, agora especialistas em diversas áreas para o cumprimento da missão da FAB – Foto: Isac Nóbrega/PR

OPresidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta segunda-feira (21), em Guaratinguetá (SP), da solenidade de formatura da 252ª turma do Curso de Formação de Sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Os 281 militares da turma Parabellum foram promovidos à graduação de Terceiro-Sargento. São 99 mulheres e 182 homens, agora especialistas em diversas áreas para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Por vezes, nós não nos damos conta de onde podemos chegar. Muitos de vocês sabem o quanto sofreram, o quanto tiveram que se dedicar para que esse dia chegasse. A mesma coisa para todos nós aqui, civis e militares”, discursou o Presidente. “Vocês podem atingir seus objetivos, depende da educação, da formação e da dedicação de cada um. Nada é fácil, mas a recompensa realmente é algo que nos alegra, e muito.”

O Presidente entregou as insígnias de terceiro-sargento ao primeiro colocado no curso. Também participaram da cerimônia o ministro da Defesa, Braga Netto, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista. Durante a formatura, a Esquadrilha da Fumaça fez um sobrevoo sobre a Escola de Especialistas de Aeronáutica.

Os militares da turma Parabellum se formaram nas especialidades de fotointeligência, controle de tráfego aéreo, eletricidade e instrumentos, meteorologia, suprimento, comunicações, metalurgia, eletromecânica, desenho, cartografia, guarda e segurança, bombeiro de Aeronáutica e informações aeronáuticas.

“Com muito orgulho, estou aqui hoje vendo uma garotada que, agora, se espalha pelos quatro cantos do Brasil para levar patriotismo, dedicação, para levar as cores da nossa bandeira verde e amarela”, afirmou o Presidente Jair Bolsonaro.

Formação
A Escola de Especialistas de Aeronáutica é conhecida como o “Berço dos Especialistas” por ser o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica. Neste ano, a escola completou 80 anos.

O Curso de Formação de Sargentos é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo a finalidade de formar sargentos especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado. É preciso ter o ensino médio completo para ingressar no curso.