Brasil – Brasil apresenta oportunidades de investimentos em evento internacional

Em dois dias, deverão ser apresentados 60 projetos, com um valor de carteira estimado em cerca de 72 bilhões de dólares

Brasil apresenta oportunidades de investimentos em evento internacional
Presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021 – Foto: Marcos Corrêa/PR

Ao participar da abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021, nesta segunda-feira (31), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que a economia brasileira já retomou o crescimento e convidou os investidores a participarem de negócios no país.

O Fórum, que está na quarta edição, é um evento internacional em que o país apresenta as oportunidades para a atração de investimentos estrangeiros ao Brasil. Neste ano, ocorre de forma on-line e tem inscritos participantes de 100 países.

“São expressivas as metas desta edição do Fórum de Investimentos do Brasil. Ao todo, deverão ser apresentados 60 projetos de investimentos, com um valor de carteira estimado em cerca de 72 bilhões de dólares. Além disso, a partir das propostas desenvolvidas aqui, espera-se que o país receba aproximadamente 50 bilhões de dólares em investimentos e gere 22 mil empregos entre 21 e 22”, declarou Jair Bolsonaro durante a abertura do evento.

“Como uma das dez maiores receptoras de investimentos estrangeiros diretos no mundo, a economia brasileira já retomou o seu crescimento e geração de empregos. A participação de tantos executivos de empresas globais relevantes neste evento reflete o interesse que partilhamos ao ver o Brasil produzir cada vez mais e melhor”, completou.

Fortalecimento econômico
O Presidente frisou que o Governo tem compromisso com reformas e projetos estruturantes para reduzir o custo Brasil e aperfeiçoar normas e políticas para melhorar o ambiente de negócios.

“Para isso, desenhamos soluções tributárias que asseguram a estabilidade macroeconômica em contexto de desafios orçamentários. Engajamos o setor privado, nacional e estrangeiro, na solução de nossos conhecidos gargalos logísticos e de infraestrutura. Queremos, a um só tempo, maior abertura e liberdade econômicas, mais competição e maior estímulo à iniciativa privada, reservando-se ao Estado, ao mesmo tempo, o papel que lhe cabe nas várias políticas públicas essenciais ao desenvolvimento”, explicou.

Aos participantes do Fórum, Jair Bolsonaro afirmou que a gestão dele tem buscado negociar acordos econômicos amplos e modernos que conectem ainda mais o Brasil aos fluxos mundiais de comércio, investimentos e tecnologias.

“Queremos políticas públicas de êxito, internacionalmente reconhecidas e baseadas em evidência empírica, além de modernizar e tornar mais transparente e simples nossa legislação”, ressaltou.

Oportunidades
O Presidente Jair Bolsonaro afirmou que a atual crise sanitária provocada pela Covid-19 enseja preocupações, mas não tem o poder de comprometer, no longo prazo, uma das maiores economias do mundo. “O Brasil está mais que preparado para oferecer oportunidades únicas a investidores de todo o mundo por suas potencialidades, assim como por sua segurança jurídica e econômica que busquei fortalecer durante meu Governo.”

Aos investidores, o Presidente declarou que o país vem promovendo a vacinação e a compra de imunizantes. “O Brasil já aplicou mais de 65 milhões de doses de vacina. Mais de 20% da população brasileira já recebeu pelo menos a primeira dose de imunizante contra a Covid-19. Para além das duas variedades de vacinas já sendo utilizadas, fechamos, em maio, acordo para compra de mais 100 milhões de doses da Pfizer. Ainda há riscos no curso da pandemia, mas temos feito e continuaremos a envidar nossos melhores esforços para mitigá-los.”

O evento
O Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF) está na quarta edição anual. O evento ocorre de forma on-line entre os dias 31 de maio e 1° de junho de 2021. A organização é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal. Cinco mil participantes de 100 países se inscreveram no Fórum.

Segundo a Apex-Brasil, o Fórum é considerado o maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina. Entre os participantes, estão representantes do Governo Federal, de governos estaduais e executivos de empresas nacionais e internacionais.

Ao longo do evento, haverá painéis de discussão com representantes do Governo, CEOs de multinacionais e sala de apresentação de projetos públicos e privados no Brasil que buscam aporte de investimentos.

Esta edição do Fórum de Investimentos Brasil 2021 destacará as oportunidades de investimentos em setores estratégicos, como agronegócios, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologia, entre outros.