Brasil – Presidente Jair Bolsonaro participa da abertura da ExpoZebu

De forma virtual, chefe do Executivo destacou o trabalho do Governo para melhorar as condições no campo

OPresidente da República, Jair Bolsonaro, participou, neste sábado (1º), da abertura oficial da 86ª edição da ExpoZebu, que está sendo promovida pela primeira vez em formato 100% virtual. Ao lado da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o chefe do Executivo reforçou a importância e o apoio ao produtor rural.

“O produtor rural nos orgulha. Estou muito feliz com o trabalho dos senhores. Rendo as minhas homenagens. Os senhores são grandes e serão muito maiores. E podem ter certeza, os senhores contam com um Governo que, acima de tudo, respeita os senhores e deixo claro que a minha lealdade é ao povo brasileiro, é ao produtor, é ao trabalhador de verdade. Imbuídos com esse espírito, podem ter certeza, nós atingiremos o nosso objetivo e levaremos o nosso país ao local de destaque que ele merece”, ressaltou.

Jair Bolsonaro comentou ainda sobre o trabalho do Governo Federal para o campo, como a regularização fundiária. Além disso, citou a complementação da BR-163 para ajudar no escoamento da produção e o investimento em ferrovias.

“Pretendemos no meio do ano concluir a ferrovia Norte-Sul, que liga o estado do Maranhão, passa por Tocantins, Goiás e termina no Porto de Santos. Bem como outras ferrovias que já estão sendo licitadas, como a FIOL [Ferrovia de Integração Oeste-Leste] e a FICO [Ferrovia de Integração do Centro-Oeste]”, afirmou. “Isso ajudará, e muito, que o produto de vocês chegue mais barato não só na mesa do consumidor brasileiro bem como nos portos para exportações.”

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, em pouco mais de dois anos, o Governo já tinha assegurado mais de R$ 31 bilhões de investimentos contratados para as ferrovias brasileiras.

ExpoZebu
A ExpoZebu, que ocorre tradicionalmente no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), foi adaptada por causa da Covid-19 e apostou no formato virtual para receber pesquisadores e especialistas nesta 86ª edição.

A maior feira da pecuária zebuína no mundo está sendo promovida até o dia 9 de maio pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. A organização possui mais de 22 mil associados e atua desde 1934 na defesa dos direitos dos produtores rurais. Tem como missão promover o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, por meio do registro genealógico, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.

Durante a exposição, ocorrerão painéis relacionados ao agronegócio, como tecnologia, meio ambiente, melhoramento genético, entre outros.